Ovo: um super alimento
Durante muito tempo, o ovo foi considerando um vilão da alimentação saudável, pois contém gordura, ligada ao aumento do colesterol e a doenças cardíacas.
Contudo, estudos mais atualizado já comprovaram seus benefícios e o consumo deste super alimento é indicado sim!
Como em tudo, o segredo é consumir de forma equilibrada.
Barato, fácil de preparar, aceita varias combinações e ainda é super nutritivo. O ovo, com sua versatilidade, está presente na mesa dos brasileiros em preparações simples e até mesmo em pratos mais sofisticados.
Em media, os brasileiros consomem 162 ovos por ano, o que daria uma unidade a cada dois dias.
Segundo estudo realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, uma pessoa saudável, deve consumir em media 7 ovos por semana, sem elevar o risco de doença cardíaca.
Já para quem tem colesterol alto, o consumo deve ser limitado a 2 ou 3 unidades por semana.
Controle do peso
De acordo com pesquisa do Departamento de Obesidade do Centro de Pesquisa Biomédico da Universidade Pennington, em Louisiana, nos Estados Unidos, o ovo é um grande aliado na perda de peso.
O cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração (HCor), Daniel Magnoni, explica que “formada por aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo organismo), a proteína do ovo sacia com mais facilidade”, além de prolongar a sensação de saciedade e ter poucas calorias, apenas 71kcal por unidade (média).
Ótimo para os músculos
O ovo é ótimo para o tônus muscular, tanto para quem quer emagrecer minimizando a flacidez, quanto para aqueles que querem ganhar ou manter a massa magra. A principal responsável por isso é a leucina, um tipo de aminoácido presente na clara.
Gema
Ainda deixada de lado por muitos que preferem consumir apenas a clara, a gema reúne a maior parte das vitaminas e dos minerais. Entre eles, a colina, que é responsável pelo funcionamento das células e fígado e ajuda no transporte dos nutrientes pelo corpo. Essa substância integrante do complexo B, ajuda na formação de novos neurônios e contribuem para saúde do cérebro, evitando doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer. E ainda ajuda a reduzir de até 24% o risco de câncer de mama.
O nosso organismo produz a colina, mas não é na quantidade necessária. Por isso, devemos adicionar em nossa dieta.
Outros benefícios
As outras substâncias antioxidantes, como as vitaminas A, D, E e K, selênio, magnésio, zinco, ferro, cálcio e manganês evitam o envelhecimento precoce das células, evitando rugas e doenças como a hipertenção.
O ovo ainda a manter os cabelos bonitos e saudáveis, previne a degeneração ocular e ajuda a controlar a diabetes.
E você, está esperando o que para incluir esse super alimento na sua dieta?
*com informações da BBC, G1, Boa Forma e Beleza e Saúde